Centro Cultural Portugues

Aristides Cabreira da Cunha

Autor da obra: Charleaux.

Coleção: Centro Cultural Português de Santos.

Data: 1953.

Técnica: Óleo sobre tela.

Dimensão: 1,30 x 1,04 m.

Aristides Cabreira da Cunha

Prestigiado comerciante de Santos, o Comendador Aristides Cabrera Corrêa da Cunha foi mais um dos grandes beneméritos do Centro Cultural Português. Sua loja especializada em tecidos «Ao Preço Fixo», foi um dos comércios mais tradicionais da cidade, permanecendo por mais de 80 anos na Rua General Câmara nº 7, uma das mais antigas da cidade. Sua ação nos meios sociais foi sempre muito destacada.

Sócio do Rotary Clube de Santos, pertencendo aos quadros sociais e tendo ocupado cargos nas diretorias de diversas instituições de caridade, esportivas e culturais de Santos, foi distingüido pelo governo brasileiro com a comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul (a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros. Na verdade, é uma forma do governo brasileiro reverenciar estrangeiros que realizem grandes feitos para o país).

 

 

ALVES, Maria de Fátima Pereira; QUARESMA, Maria Luiza; GOMES,Maria dos Anjos R.; TEIXEIRA, Maria da Conceição Souza; de ALMEIDA, Zilda Ventura; GOMES, Fernanda Pires; da SILVA, Emerson Franco Rocha. «Centro Português de Santos e seu Centenário». Impressão: A Folha Cultural – Oliveira de Azeméis, Portugal. 1995. GIUSTI, F. O. E. A. VIVA SANTOS CENTRO HISTÓRICO DE SANTOS Comércio

Tradicional. Disponível em: <http://www.vivasantos.com.br/centrohistorico/pag/04.htm>. Acesso em: 31 jan. 2024.

MENDES, C. P. Novo Milênio: Histórias e Lendas de Santos: A cidade dos portugueses (4). Disponível em: <https://www.novomilenio.inf.br/santos/h0342d.htm>. Acesso em: 31 jan. 2024.

Livro raro de assinaturas registra evento em homenagem à posse do prefeito Antônio Gomide Ribeiro dos Santos, em 1941. Disponível em:

<https://memoriasantista.com.br/livro-raro-de-assinaturas-registra-evento-em- homenagem-a-posse-do-prefeito-antonio-gomide-ribeiro-dos-santos-em-1941/>. Acesso em: 31 jan. 2024.