Retrato de Francisco Craveiro Lopes
Presidente de Portugal entre os anos de 1951 a 1958.
Coleção: Centro Cultural Português de Santos.
Data: 1895.
Dimensão: 1,18 x 85 cm.
Retrato de Francisco Craveiro Lopes
Francisco Higino Craveiro Lopes nasceu em Lisboa, no dia 12 de abril de 1894. e foi um político e militar português, tendo sido o décimo segundo presidente da República Portuguesa (segundo do Estado Novo), entre 1951 e 1958. Em sua jornada como militar, foi promovido a capitão-piloto aviador (1922), major (1930), tenente-coronel (1939), coronel (1942), brigadeiro (1947), general (1949) e marechal (1958). A sua eleição em 1951, na sequência da morte do presidente Óscar Carmona, significava uma alternância das Forças Armadas na chefia do Estado: depois de um representante do Exército (Carmona), chegava a vez da Aeronáutica Militar, que a partir de 1952 passaria a designar-se Força Aérea Portuguesa.
Visita o Brasil em junho de 1957 , tendo seu encontro com o presidente brasileiro Juscelino Kubitschek de Oliveira amplamente noticiado. Passando (entre outros lugares) pela cidade de Santos, foi recepcionado juntamente com sua comitiva, no Centro Cultural Português pelo então presidente da entidade, o Sr. Domingos Cândido da Silveira.
«O vasto Salão Camoniano achava-se repleto, enquanto que, nas demais dependências da coletividade da Rua Amador Bueno se encontravam numerosíssimas outras pessoas, ao passo que compacta multidão se aglomerava em frente ao edifício.
Acompanharam o presidente de Portugal até aquele local, numerosas autoridades civis, militares e eclesiásticas, as quais, juntamente com os representantes do governo federal e estadual, assistiram também todas as demais cerimônias». Assim foi descrita a chegada de Craveiro Lopes na Revista Mensal do Centro Português, edição nº 93 de julho de 1957, presente em nosso acervo bibliográfico.
Em seu discurso de agradecimento, discorreu sobre a emoção sentida com a calorosa recepção:
« Minhas senhoras e meus senhores. Profundamente comovido pelas palavras que acabo de ouvir e que tanto me sensibilizaram, e pelo vosso afetuoso carinho, desejo agradecer a todos os que vieram a esta reunião tão significativamente luso-brasileira. Vejo assim com enorme satisfação, dentro deste Centro Português, de tão nobre tradições, a presença viva da comunidade luso-brasileira (…).
(…) É-me sumamente grato verificar como os quarenta mil portugueses que aqui se radicaram se encontram integrados na sociedade brasileira formando com ela uma comunidade com os mesmos hábitos, as mesmas aspirações, o mesmo destino. Saúdo calorosamente as associações santistas aqui presentes e tão dignamente representadas.»
A visita do presidente Francisco Higino Craveiro Lopes à cidade de Santos e ao Centro Cultural Português realizou-se no dia 17 de junho de 1957.
DE INFORMÁTICA – SV, P. DA R.-D. DE S. Francisco Craveiro Lopes. Disponível em:
<https://www.museu.presidencia.pt/pt/conhecer/presidentes-da-republica- biografias/presidentes-da-ditadura/craveiro-lopes/>. Acesso em: 1 fev. 2024.
PRADA SOARES, A. (ED.). Centro Português Revista Mensal. [s.l.] Editora Grafica S. Vicente Jornal, Ano VIII, julho de 1957. v. nº 93.
Craveiro Lopes – Arquivo Nacional da Torre do Tombo – DigitArq. Disponível em:
<https://digitarq.arquivos.pt/details?id=1202741>. Acesso em: 1 fev. 2024.