Escrínio com relíquias lusófilas.
Caixa de madeira com divisórias e tampo de vidro.
Contém uma pequena edição de «Os Lusíadas» de Luís de Camões, e um punhado de terra do Castelo de Guimarães localizado no distrito de Braga, em Portugal.
Coleção: Centro Cultural Português de Santos.
Data: Sem data.
Dimensão: 36 x 54 x 12 cm.
Escrínio com relíquias lusófilas
Um escrínio é um pequeno cofre onde se guarda jóias e/ou outros objetos preciosos. O escrínio presente no Centro Cultural Português possui um punhado da terra do Castelo de Guimarães (monumento ligado à fundação do Condado Portucalense e às lutas da independência de Portugal) designado popularmente como berço da nacionalidade portuguesa, uma pequena edição de «Os Lusíadas» de Luís de Camões, e pedras do Promontório de Sagres (localizado a sudoeste de Sagres, no Algarve, importantíssimo ponto na história das navegações portuguesas). Esses elementos simbolizam as grandes riquezas reverenciadas pelos seus: o amor à terra pátria, à cultura, o orgulho pela coragem de seus filhos, que desbravaram mares e conquistaram terras nos quatro cantos do mundo.
ALVES, Maria de Fátima Pereira; QUARESMA, Maria Luiza; GOMES,Maria dos Anjos R.; TEIXEIRA, Maria da Conceição Souza; de ALMEIDA, Zilda Ventura; GOMES, Fernanda Pires; da SILVA, Emerson Franco Rocha. «Centro Português de Santos e seu Centenário». Impressão: A Folha Cultural – Oliveira de Azeméis, Portugal. 1995.
WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Castelo de Guimarães. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Castelo_de_Guimar%C3%A3es&oldid=66676068>.
Promontório de Sagres – Onde a terra acaba e o mar começa. Disponível em:
<http://promontoriodesagres.pt/>. Acesso em: 19 fev. 2024.
WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Ponta de Sagres. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ponta_de_Sagres&oldid=65674746>.