Centro Cultural Português - livro de registro
Coleção: Centro Cultural Português de Santos.
Data: 1895.
Dimensão: 57 x 41,5 cm.
Centro Cultural Português – livro de registro
O livro de registro do Centro Cultural Português é uma preciosidade símbolo da união da comunidade portuguesa. Ela nos apresenta a organização primária dos seus associados que, no intuito de estabelecer na cidade de Santos uma entidade capaz de reuni-los em prol da comunidade aqui fixada, decidiram juntar forças e construir a sede do então Real Centro Português.
Constam em sua páginas o registro do seu «efetivo iniciador», o Sr. Luís José de Mattos (nº 1), português residente no Brasil desde 1874, grande comerciante de café e fundador do Banco de Santos. Assim como também, de seu «presidente perpétuo», o Sr. Manoel Homem de Bittencourt (nº 2), cirurgião dentista e grande benemérito, principal responsável pela reunião de contribuintes para a construção da nossa sede cultural.
Com uma caligrafia rebuscada, cada um dos membros tinha registrado seu nome completo, número de matrícula, classe, filiação, idade, estado civil, profissão, cidade onde havia nascido, endereço, data de entrada e data de saída da comissão de membros associativos.