Caixa de metal original da obra «Os Lusíadas» de Luíz de Camões
Inicialmente apresentava a insígnia do Real Centro Português pintada de amarelo sobre fundo vermelho. A pintura acabou se perdendo, e no ano de 2021 o Centro Cultural Português optou por fazer uma representação da imagem original, agora em tecido.
Coleção: Centro Cultural Português de Santos.
Data: 1880.
Dimensão: 45,5 x 40,5 cm.
Caixa de metal original da obra «Os Lusíadas» de Luíz de Camões
A edição de luxo de 1880 de «Os Lusíadas» de Camões, possui originalmente uma caixa de metal concebida especialmente para seu acondicionamento. A mesma possuia (segundo alguns registros fotográficos antigos) a insígnia do então «Real Centro Português», pintada em amarelo, sobre um fundo vermelho. No entanto, passado um período longo onde não foi possível um trabalho de manutenção que visasse prorrogar sua conservação, essa pintura aos poucos foi desagregando do metal e foi se perdendo.
Um dos princípios da restauração é se utilizar de um material moderno, que seja característico da época em que a mesma foi realizada, para deixar claro ser esta uma intervenção e não o que chamamos de «falso histórico», quando se reproduz a obra na mesma técnica e materiais originais, causando uma «falsa sensação de originalidade» no objeto. Sendo assim, optamos reproduzir a capa em tecido, de forma removível (caso haja a necessidade de troca da mesma, não haverá interferência no metal), com a insígnia no tamanho original (mantida a partir de referências antigas) mas apenas em alto relevo.
É de suma importância que o conhecimento técnico profissional de restauração e conservação de obras de arte esteja presente em instituições de prestígio e alta relevância como é o Centro Cultural Português.