Álbum da Colônia Portuguesa no Brasil
Autor da obra: Teófilo Carinhas.
Coleção: Centro Cultural Português de Santos.
Data: 1929.
Técnica: Óleo sobre tela.
Dimensão: 1,16 x 1,43 m.
Livro editado em 1929, que reúne preciosas informações sobre instuições fundadas pela colônia portuguesa em todo o Brasil. Das igrejas mais icônicas e importantes ainda existentes no país e protegidas pelos órgãos de preservação municipais, estaduais e federais (sendo a grande maioria delas, fundamentais na nossa historicidade), passando pelas Santas Casas de Misericórdia, escolas e intuições culturais, esse álbum reúne informações e imagens de ampla relevância para a pesquisa histórica da formação da sociedade e arquitetura brasileira.
Como exemplo, podemos citar informações sobre: as Sociedade Portuguesa de Beneficência do Rio de Janeiro (Niterói, Petrópolis e Campos) e dos Conventos de Santo Antonio, Santa Theresa e da Igreja do Carmo na Lapa, Conventos de São Francisco e do Carmo em São Paulo, Gabinete
Português de Leitura e Igreja e Convento de São Francisco, na Bahia.
No capítulo dedicado à cidade de Santos, temos informações sobre a Irmandade da Santa
Casa da Misericórdia, o Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência, as Igrejas do Santuário
Santo Antonio do Valongo e o Conjunto do Carmo entre outros tantos locais importantíssimos para
a formação da nossa comunidade luso-brasileira.
Com relação ao nosso Centro Cultural Português, temos os breves (mas valiosos) registros fotográficos do teatro, do Salão Camoniano, da fachada de arquitetura neo-manuelina, e de membros associados que foram os responsáveis por sua idealização e construção, como o Sr. Manuel Homem de Bittencourt.