Retrato do Rei Dom Carlos I, rei de Portugal e dos Algarves
Autor: não identificado.
Coleção: Centro Cultural Português de Santos.
Data: Sem data.
Técnica: Óleo sobre tela.
Dimensão: 88 x 73 cm.
Retrato do Rei Dom Carlos I, rei de Portugal e dos Algarves
Carlos I nasceu em Lisboa, em 28 de setembro de 1863. Apelidado “o Diplomata”, foi Rei de Portugal e Algarves de 1889 até ao seu assassinato, em 1 de fevereiro de 1908. Era o filho mais velho do rei Luís I de Portugal, e de sua esposa, a princesa Maria Pia de Saboia.
Foi cognominado “o Diplomata” devido às múltiplas visitas que fez a Madrid, Paris e Londres, retribuídas com as visitas a Lisboa dos reis Afonso XIII de Espanha, Eduardo VII do Reino Unido, do imperador Guilherme II da Alemanha e do presidente da República Francesa Émile Loubet, Também é conhecido como “o Martirizado” e “o Mártir”, em virtude de ter sido assassinado numa emboscada promovida por membros do movimento republicano, ou “O Oceanógrafo”, pela sua paixão pela oceanografia.
Com a morte de seu pai, Carlos I sobe ao trono em 19 de outubro de 1889, e sua aclamação como Rei de Portugal ocorre em 28 de dezembro do mesmo ano, com a presença de seu tio-avô Pedro II, Imperador do Brasil, exilado desde o dia 6 do mesmo mês. Ele era o monarca na época da construção do então Real Centro Português (título ao qual inclusive, fora ele quem concedera à instituição), e sua visita era esperada para o início do ano de 1908.
Porém, poucos dias antes, ele fora assassinado juntamente com seu filho Luís Filipe, no Terreiro do Paço (atual Praça do Comércio), em Lisboa.
A cadeira principal do mobiliário do Salão Camoniano fora construída especialmente para ele.
WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Carlos I de Portugal. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Carlos_I_de_Portugal&oldid=67418639>.
RAMOS, R. D. Carlos e o fim da monarquia em Portugal. Disponível em:
<https://observador.pt/especiais/d-carlos-e-o-fim-da-monarquia-em-portugal/>. Acesso em: 9 fev. 2024.