Centro Cultural Portugues

Pintura Mural Decorativa

Técnica: Óleo sobre alvenaria

 Autor da obra: João Bernils.

Ambiente: Salão Camoniano / Centro Cultural Português de Santos.

Data: 1913.

Pintura Mural Decorativa

De excepcional qualidade artística, a pintura mural do Salão Camoniano é um dos mais belos exemplares de ornamentação mantida originalmente em toda a cidade de Santos. Realizada pelo artista/arquiteto espanhol João Bernils e patrocinada por Antonio Pereira de Carvalho, ainda hoje encontramos ao adentrar o salão, suas paredes ricamente adornadas por uma pintura à óleo que se assemelha a um tecido adamascado emoldurado, sobre um fundo verde. No rodateto, guirlandas atadas a uma cabeça de leão, sustentam os brasões com as armas das cidades e vilas mais notáveis da colonização portuguesa.

O artista/arquiteto João Bernils:

Nascido em 12 de março de 1872, em Málaga na Espanha, o rapaz de família pobre, viu no seminário a oportunidade de estudar. Às vésperas de rezar a primeira missa, confessou ao bispo a falta de vocação, que o incentivou a vir para o Uruguai para ampliar sua educação. No entanto, chegando ao Rio de Janeiro, decidiu desembarcar e ficar no Brasil.

Em Santos, arquiteto licenciado (não tinha formação universitária), o jovem projetou, na década de 20, o Teatro Coliseu como o conhecemos hoje. Era a segunda reforma para adaptar o local à realidade de um teatro, pois até então funcionara como uma pista de corrida. Quinze anos depois, segundo registros do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) atuou como projetista do prédio do Colégio Canadá (construído em 1935/36). Uma matéria de A Tribuna de 28 de agosto de 1937, aponta João Bernils como autor do projeto. A casa que construiu na década de 20 para morar com sua família na Avenida Conselheiro Nébias, foi outro grande patrimônio arquitetônico da cidade, porém se perdeu na última década.

Anterior a todos esses projetos, ele realiza a magistral pintura do Salão Camoniano.

Falece em Santos, na década de 60.

 

 

LOURENÇO, Cristiane; PEDROSO, Débora; «Casarão redescobre história de Bernils Responsável por projetar prédios como o Teatro Coliseu e o Colégio Canadá, o arquiteto deixou um importante legado em Santos». A Tribuna, Santos, domingo 10 de agosto de 2014.

Disponível em: <https://sites.unisanta.br/hemeroteca/arquivos/a1243.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2024.