Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

06/09/2010 - Tainha na Brasa

Com decoração e atividades características que fazem lembrar as festividades típicas de Portugal, o Rancho Folclórico Verde Gaio realizou mais uma edição da Festa da Tainha em seu calendário.

A entrada do grupo aconteceu de forma diferenciada: o menino Eduardo Martins, o Dudu, de apenas 6 anos, estava navegando um barco enfeitado com bandeirinhas, remo e rede de pesca, carregado por dois integrantes: Sérgio Martins e Gary Gomes.

As músicas sempre vibrantes do Verde Gaio animaram o público.

Os 400 convidados dançaram e cantaram as cantigas escolhidas para aquela noite e o viralivre contou com a participação de muitos dos que estavam ali.

Mais uma vez o destaque foi para o Dudu, que dançou o Corridinho da Raposeira, com todos os adultos. Ele levantou o público e recebeu muitos aplausos ao final da apresentação.

Condizendo com o tema da festa, os componentes do Verde Gaio trajavam roupas de pescadores de diversas regiões como Na-zaré, Póvoa e Caminha. O salão foi decorado pelos integrantes do grupo, que colocaram em cada mesa um enfeite todo coberto com conchinhas do mar e redede pesca.

Para tornar o momento ainda mais típico, a tainha na brasa foi servida na telha, o que já virou marca registrada desta festa promovida pelo Verde Gaio. O prato foi servido com arroz, farofa, vinagrete e pão. Tudo com muita fartura. Uma evidência disso é o fato de muitas famílias ainda levarem tainha para casa.

Além da atração cultural do rancho, o público também pôde apreciar o repertório dançante de Vera Lúcia e Marcos Victor. A ocasião reuniu diversos representantes da comunidade lusitana e algumas pessoas tiveram participação fundamental para que a festa acontecesse com sucesso: Com. Vasco de Frias Monteiro, diretor social do Centro Cultural Português, acompanhou todo o processo participando ativamente da preparação; Alberto de Pinho, vice-presidente, ofereceu apoio integral, até mesmo no dia do evento, quando estava trabalhando; José Duarte de Almeida Alves, presidente, grande apoiador do grupo e toda a diretoria da Entidade.

Andressa Gonzalez
Fotos do Evento
Sede Social : Av. Ana Costa n 290 / 294 - CEP : 11060-000 - Santos/SP
Telefone : (13) 3234 - 6503 / Fax : (13) 3234 - 9395
Sede Cultural : Rua Amador Bueno n 188 - CEP : 11013-150 - Santos/SP
Telefone : (13) 3219 - 3079